O Grupo de Pesquisa Georisco esteve presente no IV SGFNE - Simpósio de Geografia Física do Nordeste, realizado em Sobral (CE), na Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, entre os dias 9 e 11/10/2018. A temática central do evento foi: “PERSPECTIVAS DA GEOGRAFIA FÍSICA DO NORDESTE BRASILEIRO: PRODUÇÃO E DESAFIOS”. A principal finalidade do IV SGFNE é realizar um panorama das perspectivas da Geografia Física do Nordeste brasileiro por meio da discussão/exposição da produção atual e dos novos desafios impostos ao seu desenvolvimento técnico-científico.
Pesquisas voltadas aos eventos extremos, desastres naturais e às análises de risco e vulnerabilidade socioambientais estão crescendo e se associando ao desenvolvendo de novas aplicações das geotecnologias.
Na ocasião a comitiva do Georisco, obteve representatividade expressiva, nas apresentações de minicursos pelas pesquisadoras Andreza Louzeiro, Caroline Barros, Leila Sousa e Felipe Xavier (parceria com o Geodesastres da UECE), este intitulado: Práticas de educação ambiental e ações de redução de riscos de desastres (RRD) no ensino de geografia física.
Ainda, foram apresentados cerca de 6 (seis) publicações de trabalhos completos, os quais estarão disponíveis nos periódicos do evento para consulta.
O Coordenador do Georisco, Lutiane Almeida proferiu sua palestra na mesa redonda intitulada: Indicadores de Risco de Desastre no Brasil durante a programação do evento.
Para o Georisco, o momento foi de aprendizado e de poder repassar as práticas operacionais das pesquisas do grupo, bem como ajudar a fomentar o crescimento do campo dos estudos dos riscos na Ciência Geográfica.
Confira algumas imagens do Georisco no evento:
Confira algumas imagens do Georisco no evento:
Fotos: GEORISCO, 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário