segunda-feira, 11 de maio de 2020

GRUPOS DE RISCO DE COVID-19 SÃO MAPEADOS EM NATAL

Dentre os mais de 5.100 participantes da Pesquisa Participativa para o Mapeamento da Covid-19 na Região Metropolitana de Natal -RN, principalmente no que diz respeito ao município de Natal, os grupos de risco apresentaram um destaque tanto em termos quantitativos, quanto qualitativos. Foram quase 4.000 participantes (3.976 precisamente) que se declararam com algum tipo de comorbidade, são idosos ou profissionais da saúde, portanto, considerados grupo de risco para infecção por Coronavírus. São indivíduos do grupo de risco, de acordo com o Ministério da Saúde: Idosos (Acima de 60 anos); Diabéticos; Hipertensos; Portadores de insuficiência cardíaca, renal ou doenças respiratórias crônicas; e profissionais da saúde. 
No mapa abaixo, nota-se que tanto bairros da Zona Leste quanto da Zona Norte apresentam muitas pessoas em grupo de risco para infecção por Coronavírus. Na Zona Leste, os bairros de Lagoa Nova, Capim Macio e Candelária foram destaques (principalmente por que houve mas participação desses bairros na pesquisa). Na Zona Norte, Potengi e Pajuçara são destaques, o que agrava a condição de epicentros da pandemia em Natal até a data dessa postagem.
Uma particularidade dos dados da pesquisa e também um fato que amplia a preocupação com o grupo de risco, é que muitos indivíduos apresentam mais de uma comorbidade, ou são idosos com comorbidades variadas e/ou são profissionais da saúde, idosos ou não e/ou com comorbidades.
O poder público pode utilizar este mapa como referência básica para nortear políticas públicas preventivas quanto aos portadores de comorbidades, idosos e profissionais da saúde. 
Mais detalhes sobre a pesquisa, veja os links:




Nenhum comentário:

Postar um comentário