terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Jovem cria sistema de alerta para deslizamentos e é premiado.

Isaías Junior, natural de Ubatuba (SP), criou um sistema de alarme que consegue avisar o inicio de deslisamentos de terra, 10 minutos antes de este ocorrer, com a finalidade de evacuar a população existente nas áreas de risco, evitando maiores desastres.
A ideia de criar um dispositivo de alerta surgiu após o jovem assistir nos noticiários, uma reportagem sobre os deslizamento de terra ocorridos na Ilha Grande (RJ) em 2010. Ele decidiu criar um sistema que alertasse a iminência de desabamentos evitando assim, uma tragédia maior. Os deslizamentos são muito comuns nos períodos de chuva em regiões de relevo acidentado, sendo mais devastadores quando há ocupação humana no local, como em encostas, e caso a área não possua sua cobertura vegetal preservada. No último sábado (07/12) Isaías participou do quadro "Jovens Inventores" do Caldeirão do Huck. Esse quandro mostra a ação de estudantes que de algum modo ajudam as suas comunidades com seus projetos inovadores.

 Seu projeto foi batizado com o nome de SISMAR (Sistema Integrado de Sensores para Monitoramento de Áreas de Risco). Para a construção inicial do sistema, ele utilizou materiais simples como canos, placas de ferro, fios, além da buzina da moto de seu pai. O sistema consiste em uma placa de ferro fixada ao solo que, ao receber o impacto de grandes quantidades de "lama" pressiona os distribuidores, aproximando os sensores magnéticos de um ímã, acionando assim o alerta, fazendo com que as pessoas saiam dos locais de risco. Isaías percorreu o Brasil participando de diversas feiras de ciências, divulgando seu projeto. No quadro do Caldeirão do Huck, foi avaliado por geólogos, empreendedores e jornalistas e garantiu a premiação máxima. O sistema de alarme ainda não foi testado, mas se colocado em prática, poderá salvar muitas vidas.

Fonte: globo.com/programas/caldeiraodohuck
http://tvg.globo.com/programas/caldeirao-do-huck/O-Programa/noticia/2013/12/alarme-que-alerta-sobre-desabamentos-e-premiado-no-caldeirao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário