terça-feira, 10 de dezembro de 2013

RN ganha aliado na prevenção dos desastres causados pelas chuvas.

  No útimo dia 02 foi inaugurado na Base Aérea de Natal, um radar meteorológico capaz de monitorar o regime pluviométrico de 100% do território potiguar. o aparelho consiste em uma "bola gigante" instalada a 15m de altura da superfície. Em seu interior, existe uma antena capaz de detectar chuvas a 400km de distância.
 
Esse Radar servirá como mais uma ferramenta no auxílio de combate aos desastres naturais, especialmente em áreas de risco. O aparelho irá integrar-se aos poucos centros climatológicos que existem no RN, diminuindo a escassez de estações climatológicas dentro do estado, facilitando a previsão de chuvas e períodos de seca que influenciam tanto nas áreas de risco (objeto de estudo do grupo GEORISCO) quanto no trabalho dos agricultores da região.



  Estes radar faz parte de um conjunto de outros radares que o CEMADEN  (Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) implantará com finalidade de um maior alcance de coleta de dados, visto que o Brasil tem uma grande extensão costeira, torna-se assim mais curto o alcance dos dados com os equipamentos atuais.

Fonte: G1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário