quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Pesquisadores do Georisco publicam livro “Mapeamento de Risco de Movimentos de Massa em Escala de Detalhe”

Caroline Barros de Sales, doutoranda (UFABC) e mestra em Geografia (UFRN) e Lutiane Queiroz de Almeida, Professor do Depto. de Geografia (UFRN), ambos pesquisadores do Grupo de Pesquisa GEORISCO, publicaram o livro (e-book) “MAPEAMENTO DE RISCO DE MOVIMENTOS DE MASSA EM ESCALA DE DETALHE: CONCEITOS, METODOLOGIA E APLICABILIDADE”. O conteúdo e os produtos do livro são frutos da Dissertação de Mestrado de Caroline, sob orientação do Prof. Lutiane (realizado no Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia – PPGe - UFRN). 

A obra dos pesquisadores foi contemplada pelo Edital Nº 02/2020 da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - FAPERN em parceria com a Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - FUERN que dispõe sobre indicação e escolha de até 100 títulos, selecionados por uma comissão editorial e científica mista, formada por pareceristas ad hoc e/ou pelo Conselho Editorial da Editora Universitária da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. 

O livro tem como principal proposta analisar o risco de desastres deflagrados por movimentos de massa em escala de detalhe, tendo como centralidade a sistematização de uma metodologia de mapeamento que integre aspectos físicos de exposição, e sociais de vulnerabilidade ao risco, constituindo contributos à gestão pública. Para isso, direciona esforços à sistematização e aplicabilidade metodológica, tomando como objeto de estudo uma comunidade localizada na zona leste do município de Natal, capital do Rio Grande do Norte/RN, Brasil: Comunidade São José do Jacó. 


Partindo de questionamentos, a proposta metodológica foi sistematizada e 15 produtos resultantes da sua aplicabilidade são fornecidos, representando contributos aos estudos de riscos de desastres e, sobretudo, à gestão pública municipal e estadual. 

O E-book encontra-se disponível no "Sistema Integrado de Bibliotecas - Edições UERN 2020" e pode ser acessado através do link https://www.uern.br/biblioteca/edicoesuern/default.asp?item=edicoes-uern-ebooks-2020 


Essa é mais uma produção fruto do amadurecimento do Georisco, que em 2021, celebra 10 anos de criação.  







Nenhum comentário:

Postar um comentário