segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

GEORISCO publica livro sobre risco de desastre

 É com imensa satisfação que GEORISCO divulga a publicação do livro COMPREENDER OS RISCOS DE DESASTRES: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO DOS PERIGOS E VULNERABILIDADES. A publicação parte da Prioridade 1 (compreender os riscos de desastres) do Marco de Sendai, importante agenda internacional para a redução de riscos de desastres, e que define uma das principais linhas de atuação do grupo, para definir o objetivo do livro:  sintetizar, em um único volume, os esforços de pesquisa empreendidos pelo Georisco, priorizando os melhores trabalhos acadêmicos com origem em teses de doutoramento, dissertações de mestrado, bons trabalhos de conclusão de cursos de graduação, dentre outras parcerias do grupo, que resultaram em artigos publicados em periódicos científicos, seguindo as ações de ensino, pesquisa e extensão sobre o tema risco de desastres, sejam desastres deflagrados pela dinâmica da natureza, por fenômenos da sociedade, ou por falhas tecnológicas.

O livro está dividido em quatro seções, que refletem as atuações acadêmicas do Georisco durante os 10 anos de sua criação, completos em 2021: seção 1 – Indicadores de risco de desastres no Brasil; seção 2 - Modelagem e mapeamento de risco de desastres;  seção 3 - Exposição aos desastres nas comunidades vulneráveis; e seção 4 - Riscos Tecnológicos. 

A obra foi financiada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com recursos do Fundo Editorial da UFRN. A avaliação da obra foi feita por avaliadores/consultores ad hoc com base nos critérios de seleção do Edital 01.2015 da Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - EDITAL DE APOIO À PUBLICAÇÃO DE LIVROS.

O livro publicado em formato de ebook pode ser acessado no Repositório Institucional da UFRN no link https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46080



Nenhum comentário:

Postar um comentário