segunda-feira, 23 de maio de 2022

GEORISCO e NUPED colaboram com o UNDRR na capacitação de agentes de defesa civil no RN

 Entre os dias 17 e 19 de maio de 2022, ocorreu no gabinete civil da Governadoria, em Natal a Missão de assistência técnica da iniciativa Construindo Cidades Resilientes 2030” (MCR2030) no Rio Grande do Norte (Brasil), promovida pelo escritório das Nações Unidades para a Redução de Riscos de Desastres (UNDRR) e pela Defesa Civil do estado do RN, com a colaboração da UFRN. A capacitação teve o intuito de sensibilizar e ampliar o compromisso dos agentes públicos em redução de riscos de desastres nas cidades potiguares.

O grupo de pesquisa GEORISCO e o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Desastres - NUPED foram representados pelos professores Lutiane Almeida e Ricardo Matos. Professor Lutiane contribuiu com a capacitação no módulo sobre ameaças, vulnerabilidades e desastres no Rio Grande do Norte, de responsabilidade da UFRN, abordando o tema "Indicadores de risco de desastres no Brasil: múltiplas escalas" trazendo diferentes experiências de pesquisas sobre indicadores de risco de desastres desde a escala nacional (Índice DRIB) até abordagens em micro-escala (comunidades vulneráveis de Natal). 

Ao final, os agentes de defesa civil conheceram o Scorecard” (em português: Ferramenta de Autoavaliação da Resiliência a Desastres para Cidades). O Scorecard fornece um conjunto de indicadores que permitem aos governos locais avaliar sua resiliência a desastres, estruturando-se em torno dos Dez Princípios do UNDRR para Construir Cidades Resilientes.








Nenhum comentário:

Postar um comentário