segunda-feira, 28 de novembro de 2022

PROJETO DO GEORISCO-NUPED É APROVADO NO CNPQ E NA CAPES

 O projeto APRIMORAMENTO DA GESTÃO LOCAL DE RISCOS AMBIENTAIS-URBANOS PARA CENÁRIOS MULTIRRISCO FRENTE À EMERGÊNCIA CLIMÁTICA: INSTRUMENTOS INOVADORES E PARTICIPAÇÃO SOCIAL, uma parceria do GEORISCO-NUPED com o Laboratório de Gestão de Riscos da UFABC - LABGRIS e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - CEMADEN foi aprovado em editais CNPq e pela CAPES. No CNPq, o investimento é de R$ 502 mil, entre recursos de capital, custeio e bolsas de pesquisa. Na CAPES, o projeto foi contemplado com 3 bolsas de pós-doutorado, 2 de mestrado e 1 de doutorado e R$ 50 mil para custeio. 

O objetivo do projeto é elaborar metodologias inovadoras para revisão e aprimoramento dos instrumentos consolidados de diagnóstico em escala de detalhe e gestão local de riscos e desastres frente às mudanças climáticas com foco na vulnerabilidade socioambiental, nos cenários multirrisco e na participação social.

O projeto foi aprovado no CNPq na Chamada 59/2022 - Modelagem do Sistema Climático Global, Impactos, Vulnerabilidade e Adaptação às Mudanças Climáticas e Monitoramento e Previsão de Desastres Naturais; e na CAPES no edital 15/2022 - Programa Emergencial de Prevenção e Enfrentamento de Desastres Relacionados a Emergências Climáticas, Eventos Extremos e Acidentes Ambientais.

O GEORISCO é um grupo de pesquisa do Depto. de Geografia da UFRN, coordenado pelo professor Lutiane Almeida, que também coordena o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Desastres - NUPED. O grupo atua em pesquisa, ensino e extensão sobre temas como indicadores de risco de desastres, mapeamento e modelagem de risco de desastres e ações de extensão em redução de risco de desastres (RRD). 






Nenhum comentário:

Postar um comentário