terça-feira, 1 de agosto de 2023

Cientistas em Ação: II Seminário Interno do Projeto Multirrisco



Na última semana a equipe do Projeto Multirrisco reuniu-se para o II Workshop Interno a fim de debater conceitos pertinentes à proposta. A oficina virtual partiu da exposição dos principais aspectos teóricos e metodológicos de um conjunto de artigos científicos previamente identificados e avaliados pelos pesquisadores do Projeto.

A dinâmica ressaltou que há uma série de denominações que atravessam a perspectiva multirrisco e que faltam estudos que partam da realidade latino-americana, sobretudo brasileira.

O debate evidenciou a crítica, por parte da equipe, de que já é hora de substituir a governança de um único risco isolado por outra, que considere os efeitos em cascata e a combinação de riscos que agravam a situação de vulnerabilidade das populações afetadas.

Para Leiliane Sousa, uma das organizadoras da atividade, “o II Workshop permitiu o avanço na discussão dos artigos que compõe a revisão bibliográfica do projeto e no alinhamento metodológico da pesquisa”.

Um dos resultados desta discussão, o glossário do Projeto, está em fase de elaboração e contribuirá para a popularização dos conceitos empregados na iniciativa. Um artigo científico, que engloba esta etapa da pesquisa, também está sendo finalizado. 

Para saber tudo que acontece por aqui, acompanhe nossas postagens! 😉


 

Imagem: Arquivo Pessoal

Texto: Eloisa Beling Loose

Nenhum comentário:

Postar um comentário