segunda-feira, 17 de julho de 2023

A teoria na prática: atividade de campo explora perspectivas geográficas


Imagens: Lutiane Almeida e Mariana Costa
Texto: Eloisa Beling Loose

    Uma visita para observar os conceitos geográficos na vida cotidiana. A viagem de campo realizada entre os dias 28 e 30 de junho com estudantes do curso de Bacharelado em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) colocou em relevo os conhecimentos adquiridos em sala de aula.  
    Ao visitar os municípios potiguares de Lajes, Açu, Apodi, Portalegre, Acari, além do município de Icapuí no Ceará, os estudantes das disciplinas “Geomorfologia Geral” e “Práticas em Planejamento Territorial” puderam aprender e reforçar entendimentos teóricos a partir do contato com fenômenos e paisagens reais. 
    “O campo mostrou-se uma simbiose perfeita entre os conteúdos vistos em sala de aula e a prática na análise da paisagem. Além disso, o campo trouxe o real sentido do ser geógrafo, profissão mais fundamental para gestão e organização da sociedade, que é olhar para os vários espaços construídos e reproduzidos com uma ótica sistêmica, sendo os conceitos geográficos clássicos fundamentais para a análise”, destaca o acadêmico José Luiz Neto.
    A atividade, coordenada pelo professor do curso Lutiane Almeida, possibilitou inúmeras formas de se olhar para o espaço geográfico, tratando de riscos ambientais, da diversidade geoambiental e do geoturismo, e de questões que atravessam o planejamento do território. “Nenhuma atividade em sala ou qualquer tecnologia atual substitui as vivências, impressões e sensações que os alunos têm com as atividades de campo. Para estudantes, professores e profissionais de Geografia, as experiências de atividades de campo trazem uma verdade terrestre fundamental e insubstituível”, afirma Almeida.









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário